Você conhece o Princípio da Familiaridade? - Okin Design e Publicidade
Você conhece o Princípio da Familiaridade?

Você conhece o Princípio da Familiaridade?

Provavelmente você conhece a estátua de Davi ou a Monalisa. Duas das obras de arte mais conhecidas do mundo de tanto que foram expostas nos livros e na internet.

Agora pense naquele último almoço de domingo em família. Provavelmente teve Coca- Cola. Basta alguns gatilhos como um churrasco ou um dia bem quente e o tal almoço de domingo para fazermos a associação.

Esse é um exemplo onde esse princípio ajudou a construir a força da marca.

Ele diz que as suas escolhas se baseiam na quantidade de vezes que você é exposto a um estímulo. Quanto mais vezes sentimentos (ou experiências) boas você for exposto, menos estímulos são necessários para você tomar uma decisão.

A Coca-Cola tinha gosto de remédio. Até a primeira embalagem lembrava um. Aprenderam que o marketing associando o produto a uma experiência levaria as pessoas a se conectarem com a marca.

O mesmo princípio se aplica quando você deseja promover um serviço ou marca pessoal. Construir familiaridade por meio de estímulos relevantes.

São 4 formas de construir familiaridade:

  1. Indicação – Quem nunca pediu indicação de algum serviço ou produto que precise para um amigo? Os bons vendedores não esperam indicação. Eles também pedem dos seus clientes atuais.
  2. Networking – Propostas raramente são fechadas em um primeiro contato de networking. Assim como um namorado ou namorada, você leva um tempo até mostrar que é confiável. Ou competente nos negócios.
  3. Conteúdo – Um trabalho regular de produção de conteúdo em seu site, blog ou rede social. Existem algumas regras para seu conteúdo ser cada vez mais exposto. Constância e relevância são as principais. A constância é mais fácil desenvolver. A relevância depende de testes.
  4. Prospecção – Usar os canais certos, com a mensagem correta e aliados a uma preparação mental. Ter dom ajuda mas existem as técnicas.

Construir Familiaridade é um grande desafio quando se precisa fazer propaganda de produtos, serviços ou marketing pessoal. Não elimina a necessidade de anúncios, mas ajuda diminuindo o seu custo para conquistar um novo cliente. E da melhor forma: construindo um relacionamento.

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