Redesign de marca: quando é a hora de mudar? - Comunicação
Redesign de marca: quando é a hora de mudar?

Redesign de marca: quando é a hora de mudar?

Esse é um assunto um pouco sensível e super importante para todo negócio que se estabelece e cresce. Cabe a você decidir quem fará e quando é a hora ideal para o redesign de marca. Antes de tudo, recomendamos um pouco de auto crítica e racionalidade. O apego emocional pode falar bem alto e o que queremos é o sucesso do seu negócio.

Existem três caminhos para uma marca:

  1. Manter a marca do jeito que está;
  2. Manter somente o conceito da marca e melhorar/modernizar o visual;
  3. Mudar o conceito e o visual fazendo o redesign de marca como se fosse uma marca nova.

A marca é parte de uma identidade. Não é o único aspecto mas é o que primeiro as pessoas têm contato por justamente ser visual. Assim como um indivíduo que escolhe um roupa mas não muda a sua personalidade, a marca é a roupa e geralmente traduz o que somos na nossa essência. O problema é que às vezes a roupa não traduz que nós somos realmente e sim quem queremos ser – Ok, essa distorção é válida para indivíduos humanos pois ajustamos nosso estilo de roupa à ocasião.

No caso das marcas, isso não é possível – mesmo que você pense diferente – pois o branding (ou gestão de marcas) entende que quanto mais próximo da essência da marca, melhor em termos estratégicos e de comunicação de quem a empresa é. Imagine a Harley Davidson com o site todo colorido? Ou a logo do Mc Donald’s com a batata em branco? O impacto visual e o significado se perderiam pois são marcas quem a essência e o visual estão perfeitamente alinhados.

Listo aqui 7 bons motivos para você cogitar um redesign de marca do seu negócio:

  1. Marca com traços muito finos – quanto impressa em tamanhos menores a marca perde a ideia original;
  2. Sensação de desalinhamento – geralmente a marca pesa para um dos lados;
  3. Se existem mais de duas fontes na marca – ideal seria apenas uma ou duas. Mais que isso só se for algo intencional de modo que faça parte do conceito escolhido para a marca;
  4. Sensação de parado no tempo – algumas marcas caem bem quando o conceito tem a ver com algo clássico ou retrô mas se a ideia é transmitir modernidade, melhor mudar;
  5. Profissionalismo – Sua marca foi feita por você mesmo ou um conhecido para quebrar um galho – isso é muito comum, acredite. Talvez esteja na hora de mudar. O primeiro passo para voos mais altos do seu negócio é buscar um profissional;
  6. Cansaço visual – Algumas marcas são tão bem exploradas que em dado momento ficam desgastadas;
  7. Mudança estratégica – Às vezes a mudança começa de dentro para fora. Você entende que o posicionamento da empresa que é X passará a ser Y a marca anterior destoará da nova estratégia.

O mais importante de tudo é você contar com um especialista para fazer o redesign de marca para você. Ele vai te ouvir, coletar informações que talvez você nunca tenha imaginado, e vai propôr uma solução que atenda suas necessidades.

Veja aqui algumas marcas que já criamos.

Conte pra gente sobre a sua marca. Adoramos histórias de como elas surgiram!

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